Data de Hoje
20 April 2024

TRE tira do ar intérprete de libras que inventa sinais

Tradutor foi denunciado por uma associação de surdos que viu algo de errado durante a propaganda eleitoral gratuita

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo tirou do ar as propagandas eleitorais na TV com o intérprete de Libras Cássio Veiga. Ele é acusado, pela Associação de Surdos de Vitória, de invetar sinais durante a fala dos candidatos. Cássio foi contratado por pelo menos quatro partidos, que terão de apresentar novas peças para voltar à TV.

Segundo o portal G1, a decisão foi da juíza eleitoral auxiliar Maria do Céu Pitanga de Andrade. O caso veio à tona após reclamações de telespectadores, que perceberam que o que Cassio fazia não condizia com o que os candidatos falavam.

Diante da situação, a associação assistiu e analisou as traduções e foi constatado o problema. Além de usar sinais desconhecidos pelos surdos, o intérprete usou sinais desconexos, sem contexto e que não estavam dentro da estrutura gramatical da língua de sinais.

“Vimos toda a comunidade sendo desvalorizada e ridicularizada por uma pessoa que não estava fazendo um trabalho adequado. Esse é o reconhecimento do direito à acomunicação dos surdos, que tem esse importante momento para exercer o voto. Para isso, é necessário que eles entendam a proposta dos candidatos”, comemorou Josué Rego, secretário de associação, pela suspensão dos vídeos.

Em entrevista ao G1, Cássio reconheceu que houve um problema, mas culpou a edição pela sincronia diferente. “O meu ritmo de libras é diferente. Fiz uma opção de fazer uma interpretação mais prática.Ás vezes, o surdo não entende uma metáfora e tento fazer uma lingagem mais didática”, explicou.

Os partidos notificados até agora para remover a propaganda foram o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).