Data de Hoje
19 April 2024
Foto: Arquivo Click Notícias

Trindade responsabiliza ACM Neto por desvio de R$ 75 milhões da saúde municipal

Em entrevista exclusiva ao Click Notícias, o vereador José Trindade (PSL) falou sobre o esquema criminoso de desvios de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). A Polícia Federal investiga pela Operação Copérnico, o Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCB), empresa administradora das UPA’s de San Martin, Periperi e São Cristóvão, por desviar cerca de R$ 75 milhões. Segundo informações da delegada Luciana Matutino, O instituto se relacionava com ao menos 15 empresas verdadeiras e fantasmas, todas registradas em nome de laranjas.

O agravante do caso é que todos os laranjas, cerca de 17 pessoas, eram beneficiários do Bolsa Família, de baixa renda e escolaridade. “Existe o líder da organização criminosa, que era o real beneficiário das fraudes e do superfaturamento, e essas outras pessoas recebiam muito pouco do valor desviado”, afirmou a delegada Luciana.

Para o vereador o caso se configura como crime. “São inúmeros escândalos que tem a Prefeitura, e esse é mais um. Só que quando se trata em saúde, na realidade se constitui num crime porque a saúde em Salvador é totalmente debilitada, é uma saúde onde tem postos bonitos por fora, mas dentro não tem médicos, remédios, nenhum tipo de atenção da saúde. As unidades de Saúde da Família deveriam funcionar como clínicas, com enfermeiros e equipes multiprofissionais e atender a população daquele bairro, e nada disso você vê”, disse.

Trindade acrescentou que a gestão municipal deve ser responsabilizada imediatamente. “Essa situação que houve com essas falcatruas, segundo a Polícia Federal, quem deve se responsabilizar é a Prefeitura. Se a empresa contratada para cuidar da saúde está causando prejuízo para a população, a Prefeitura tem que acordar pra isso”, completou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Antônio Sampaio já havia denunciado a falta de transparência na gestão de Saúde em Salvador, mas o desvio de verbas só teve repercussão após algum tempo. Sobre essa afirmação, o vereador acredita que tanto tempo de impunidade se deve ao fato de administradores da Prefeitura terem acobertado o fato. “Eu não posso acreditar que os gestores não estejam vendo as coisas erradas, eles veem, mas hoje temos uma Prefeitura sem transparência. A própria Controladoria Geral da União que é um órgão federal, já tinha configurado Salvador na posição 174 em relação à transparência”, polemizou.

Trindade finalizou afirmando que o prefeito ACM Neto (DEM) foi, no mínimo, omisso sobre o caso e deve ser responsabilizado. Para o gestor municipal ele deixou uma pergunta: “A Polícia Federal ta apurando e vai responsabilizar os envolvidos. Não digo que ele seja culpado, mas tem obrigação de acompanhar tudo que ocorre na Prefeitura, já que ele é o grande responsável por tudo que ocorre, ou ele só quer ser responsabilizado pelas coisas boas?”

Felipe Freaza/ Click Notícias