Data de Hoje
21 September 2021

Tripulante de navio belga desaparece na Baía de Todos os Santos

Um tripulante de um navio belga caiu, na tarde de quarta-feira (30), na Baía de Todos os Santos, e desapareceu. Em nota enviada à imprensa, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) informa que, às 17h30 de ontem , a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi comunicada, via rádio, que um tripulante do navio mercante “Excelsior”, de bandeira belga, caiu no mar, desaparecendo em seguida.
 
O acidente teria ocorrido na tarde de ontem, durante manobra de troca da tripulação do navio que se encontrava ancorado em mar aberto, na altura da entrada da Baia de Todos os Santos. De acordo com informações do agente de navegação do navio, o marinheiro Jean Pierry Varlet, que estava sem colete salva-vidas, caiu do convés da embarcação, ficando inerte após o choque com a água. Tripulantes de uma lancha que realizava a troca da tripulação tentaram, sem sucesso, socorrer o marinheiro, trabalho que foi dificultado pelas condições de mar agitado e pouca visibilidade.


 
A CPBA passou a acompanhar as buscas, realizadas pelas lanchas envolvidas na manobra, que foram interrompidas com o pôr do sol.  Ainda na noite de ontem, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (SALVAMAR Leste), operado na sede do Com2ºDN, em Salvador/BA, deu início a uma operação de Busca e Salvamento (SAR – Search and Rescue) no intuito de localizar o marinheiro desaparecido.
 
O Navio-Patrulha “Guaratuba” partiu da Base Naval de Aratu no início da madrugada de hoje (1º) e já se encontra conduzindo as buscas na área de marítima ao sul de Salvador. Ao nascer do sol, embarcações da CPBA farão buscas nas áreas litorâneas da Baía de Todos os Santos.
 
Será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de noventa dias, para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido.
Facebook Comments