Data de Hoje
19 April 2024

Uber passa a mostrar destino final das corridas aos motoristas

O aplicativo da Uber para motoristas recebeu uma baita atualização. A partir desta terça-feira (5), os parceiros da plataforma terão mais detalhes sobre o destino final e o valor das corridas antes mesmo de aceitá-las. A atualização chega para melhorar a experiência do serviço e dar mais clareza aos motoristas.

Motoristas da Uber vão saber o destino das corridas antes mesmo de aceitá-las (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A mudança é destinada ao card que aparece no celular do motorista ao receber a solicitação de uma corrida. Antes, o app relatava apenas a distância, a nota do usuário e o bairro de destino da solicitação antes de aceitar a viagem. Com a atualização, a notificação passará a trazer mais informações sobre o pedido.

É o caso do valor. No novo cartão de oferta, o app vai revelar tanto o preço da corrida quanto o adicional devido à tarifa dinâmica. Mais abaixo, haverá o endereço de embarque do passageiro e do destino da viagem, junto ao tempo estimado para chegar aos dois locais.

Em outras palavras: não é mais preciso aceitar a viagem para saber o endereço completo do destino do usuário.

Os demais dados permanecem disponíveis no aviso, como a nota do usuário. A Uber também explica que esta atualização já vinha sendo testada em diversas cidades desde 2021. Mas, agora, a novidade passa a funcionar em “municípios de médio e grande porte de todas as regiões do país”, incluindo Brasília, São Paulo e “outras capitais”.

A Uber ainda ressalta que a novidade não traz alterações no app para passageiros. “Da mesma forma que o preço final pode ser diferente caso haja mudança significativa em relação ao pedido original da viagem, com alteração de rota ou mudança no local de encerramento, o valor dos ganhos do motorista parceiro também pode ser atualizado proporcionalmente”, afirmaram.

App da Uber para motoristas agora mostra mais detalhes sobre corridas (Imagem: Divulgação)
App da Uber para motoristas agora mostra mais detalhes sobre corridas (Imagem: Divulgação)

Atualização da Uber já está disponível aos motoristas

Pude ver o novo card em ação nesta terça-feira (5). Estava em uma corrida no Rio de Janeiro (RJ) quando o motorista recebeu uma notificação informando os locais de embarque e desembarque. De imediato, pude escutá-lo comentar que era um bom pedido, pois tanto o valor quanto o destino eram favoráveis, antes de aceitar a oferta.

Também penso que esta atualização pode dar fim à pergunta que diferenciava o Uber dos táxis no passado: “para onde é a corrida?”. Este questionamento, que não era comum, tornou-se um hábito no chat da plataforma. Além disso, após o usuário dizer o destino, muitas vezes a corrida era até cancelada pelo motorista.

E eu cansei de encarar esta situação. Ao pedir uma corrida no horário de rush, mesmo com a tarifa dinâmica, os motoristas cancelavam caso eu afirmasse que ia para um local com muito trânsito. Uma vez, um parceiro da plataforma até afirma.

TECNOLOBLOG