Data de Hoje
14 May 2024

Ucrânia afirma que Rússia concordou em cessar-fogo para fuga de civis

Segundo Vereshchuk, as rotas de evacuação serão abertas nas cidades de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol, esta última alvo de ataques durante a terça-feira (8/3).

Na madrugada desta quarta, sirenes alertaram para bombardeios aéreos na capital e em outras cidades ucranianas. Apesar disso, um conselheiro do ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Vadym Denysenko, disse para a mídia local que a noite foi “relativamente calma” se comparada com as anteriores, quando foram registrados diversos ataques no país.

no, Iryna Vereshchuk, disse que as forças armadas russas concordaram em parar de atacar áreas de corredores humanitários das 9h às 21h do horário local (das 4h às 16h no horário de Brasília) desta quarta-feira (9/3). As informações são da Reuters.

A guerra na terça-feira (8/3)

A terça-feira ficou marcada pela reação em cadeia que a guerra causou. A palavra de ordem foi “proibir”. Os Estados Unidos proibiram que empresas norte-americanas comprem petróleo russo. A Rússia reagiu e proibiu a venda de matérias-primas — o Kremlin ainda vai divulgar quais são exatamente, e quais países escaparão do banimento.

Maior interessada na sanção econômica, a Ucrânia comemorou a penalidade imposta pelos EUA. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu e afirmou que a medida “ataca o coração” da máquina de guerra russa.

foto: Christopher Furlong/Getty Image

Metropoles