Data de Hoje
28 March 2024
Lana Del Rey em vídeo falando sobre estupro (Foto: Reprodução / Youtube)

Um em cada três brasileiros concorda que mulher tem culpa por estupro

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada nesta quarta-feira (21), mostrou um resultado alarmante sobre o pensamento dos brasileiros em relação ao estupro. 30% dos entrevistados, tanto homens quanto mulheres, concordam com a frase “A mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”.

O estudo ainda revela que 1 em cada 3 brasileiros concorda que a mulher vítima de estupro é, de alguma forma, responsável pela violência sexual sofrida. Esse índice cresce ainda mais entre idosos e adultos com mais de 35 anos e entre as pessoas com menor grau de escolaridade.

Segundo a enquete, 37% dos brasileiros concordam com a frase “Mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”. 42% dos homens e 32% das mulheres concordaram com a frase, tendo menor índice de aprovação entre os adolescentes, jovens e pessoas com nível maior de estudo.

Foram 3.625 pessoas que participaram da pesquisa, entre os dias 1 e 5 de agosto, com idade a partir de 16 anos, que moram em 217 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No estudo tem o seguinte texto: “O resultado da pesquisa indica que muitas vezes as próprias mulheres ainda são consideradas responsáveis pela violência sexual, seja por não se comportarem ‘adequadamente’ ou por usarem roupas provocantes. Esse pensamento vem de um discurso socialmente construído, o qual considera que se a mulher é vítima de alguma agressão sexual é porque de alguma forma provocou esta situação”.

Por Click Notícias