Data de Hoje
12 April 2021
Foto: Reprodução

Universidade federal vai aumentar nota final do Enem para candidatos de 80 municípios; veja lista

A medida foi criada para incentivar que moradores das cidades-sede e entorno estudem na instituição

A partir do próximo ano a Universidade Federal do Oeste da Bahia dará bônus na nota final do Enem para os candidatos de 80 municípios baianos. Serão beneficiados os estudantes que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas, públicas ou privadas, e moram distantes até 150 quilômetros de qualquer um campus da Universidade.

O Critério de Inclusão Regional, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), foi criado para incentivar que moradores das cidades-sede e entorno estudem na instituição.

Medida

Segundo a universidade, os candidatos receberão acréscimo de 20% na nota final do Enem para ingressar no processo seletivo pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes terão de escolher a modalidade de ampla concorrência. A bonificação é válida para todos os 29 cursos da instituição.

Para acessar os cursos da Ufob é necessário fazer Enem e se candidatar pelo Sisu, mas 50% das vagas são reservadas para os estudantes de escolas públicas. Os candidatos que forem beneficiários tanto do critério de inclusão regional, quanto da política de reserva de vagas, terão que optar por uma dessas duas opções.

Confira abaixo a lista de municípios incluídos no Critério de Inclusão Regional

Angical, Baianópolis, Barra do Mendes, Barra, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, Jussara, Lagoa Real, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morpará, Muquém de São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Urandi, Wanderley e Xique-Xique.

Por Correio
Facebook Comments