Data de Hoje
16 June 2021

Universidade realiza campanha para doação de medula óssea em Salvador

Campanha Medula óssea (Foto: Divulgação/Campanha)Campanha para doação de medula óssea acontece 

até sexta, em Salvador.(Foto: Divulgação/Campanha)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) junto com a UniversidadeSalvador (UNIFACS) realizam até sexta-feira (16) uma campanha de mobilização para doações de medula óssea com alunos e profissionais da universidade.

A ação acontece no campus da Unifacs localizado na Avenida Paralela, em Salvador, das 8h às 17h. Para participar, o candidato precisa ceder uma pequena quantidade de sangue, cerca de 5 a 10ml, e preencher uma ficha com informações pessoais.

Depois o sangue do candidato vai passar pelo exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante.

O resultado do exame é cruzado com os dados do paciente que precisa de transplante de medula óssea. Em caso de compatibilidade com o paciente, outros exames de sangue serão necessários e o voluntário será consultado para confirmar se deseja realizar a doação. Além disso, o atual estado de saúde do doador será avaliado. É importante destacar que os resultados são confidenciais.

A doação é um procedimento realizado em centro cirúrgico e requer internação por no mínimo 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. De acordo com a Hemoba, a maior parte dos doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana após a cirurgia.

Confira outros locais de doação

Ladeira do Hospital Geral do Estado(HGE), Av. Vasco da Gama, com funcionamento de segunda a sexta, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h30; Hospital do Subúrbio de segunda, quarta e quinta, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30; Hospital Santo Antônio / Obras Sociais Irmã Dulce, de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h; e Hemóvel, cujo itinerário pode ser acessado pelo site da Fundação Hemoba.

Facebook Comments