Data de Hoje
26 April 2024

UPA de Itinga e CEO são inaugurados pela Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) nesta quinta-feira (30). A entrega da UPA, de porte II, localizada no bairro de Itinga, foi um compromisso assumido pela gestão do Prefeito Márcio Paiva, e por entender a importância do equipamento para a cidade, investiu mais de 1 milhão de reais do Tesouro Municipal.

002

De acordo com o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, a entrega de dois importantes equipamentos públicos para o município marca um momento especial da cidade. “Estou vivenciando hoje um dos momentos de maior felicidade à frente da nossa querida Lauro de Freitas. Dentre as mais de 300 realizações de governo entregues à população em apenas pouco mais de dois anos e meio de gestão, a entrega da UPA 24h de Itinga, que integrará o Complexo de Saúde de Itinga é um marco histórico. É, sem qualquer dúvida, uma realização que marcará a passagem dos 53 anos de Emancipação Política do nosso município. Parabéns para a nossa Lauro de Freitas, parabéns à nossa população”, pontua.

O histórico da UPA de Itinga traz consigo uma inauguração no final de 2012 sem finalização da obra, rede hidráulica, de gases e de energia, além da ausência de equipamentos, o que acarretou para a população, uma falsa esperança sobre o funcionamento do equipamento. Diante do cenário encontrado pela atual gestão, foi necessário abrir sindicâncias (interna e externas), além de um processo judicial, para averiguação da utilização do recurso encaminhado pelo Governo Federal. Para tanto, o prefeito não mediu esforços para aquisição dos equipamentos necessários, além das reformas cruciais para o funcionamento de um equipamento de saúde. Já o CEO passou por reformas estruturantes, integrando o projeto de requalificação e humanização da unidade, com novos consultórios e equipamentos, sistema informatizado e muito mais.

01

As obras finalizadas são entregues a Lauro de Freitas, com capacidade estimada de atendimento de cerca de 17 mil munícipes mensalmente, oferecendo comodidade, dignidade e humanização no atendimento, equipe de profissionais especializada, além de estruturas com o que há de melhor na saúde nacional. A UPA beneficia também a população de outros 17 bairros de Lauro de Freitas, podendo ainda atender as demandas de municípios da Região Metropolitana e da capital baiana.

A unidade de saúde, de porte II, especializada em urgência e emergência, cobre uma população de até 200 mil habitantes e em Lauro de Freitas conta com 12 leitos (adulto e pediátrico), sendo consultórios de clínica médica e pediatria, sala de medicação, laboratório de exames, raio-X e eletrocardiografia, com escala de profissionais com  no mínimo, quatro médicos das 7h às 19h e dois médicos das 19h às 7h.