Data de Hoje
25 April 2024
Uso excessivo do celular causa problemas de coluna e tendões / Foto: Ilustrativa

Uso excessivo do celular causa problemas de coluna e tendões

O uso excessivo do aparelho de celular pode causar diversos danos ao corpo humano. Especialistas afirmam que o celular e as redes sociais provocam uma epidemia de má postura, afetando principalmente a coluna. “O efeito nocivo da postura cervical pode provar quadro de dor, além do desgaste na articulação vertebral e de hérnia de disco”, explicou o ortopedista Dayan Esteves.

De acordo com Dayan, cerca de 80% da população em algum momento da vida será acometida com algum problema de coluna, sendo que 90% desse índice será por eventos musculares e posturais. “Esse dado já é preocupante e, com o uso excessivo do celular, o problema só aumenta”, observou.

Uma pesquisa americana relata que pessoas gastam de duas a quatro horas com o pescoço dobrado olhando o celular, o que gera uma pressão forte na coluna. “Se a pessoa fica muito tempo olhando para a tela do celular ou do computador terá alteração na coluna cervical, além de adquirir uma cervicalgia que é uma síndrome caracterizada por dor e rigidez transitória do pescoço”, explicou o ortopedista Fábio Costa.

O médico disse ainda que outro problema que a ação pode ocasionar é a Tendinopatia, que acontece quando há um rompimento dos tendões do punho e da mão. “Essa doença está relacionada ao esforço repetitivo que a pessoa faz ao digitar, principalmente num teclado pequeno como o de um celular”, observou o ortopedista. Para Fábio Costa, o grande segredo para evitar esses desconfortos físicos é saber dosar o uso do celular e fazer atividade física. “O exercício físico oxigena os tecidos evitando essas possíveis dores”, disse.

Por Click Notícias