Data de Hoje
22 January 2022

Usuários reclamam de demora no atendimento do Detran: “já virou rotina”

uem precisou utilizar os serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) na manhã desta quarta-feira (7), em Salvador, enfrentou horas de espera. Isso porque o órgão de trânsito, localizado na avenida ACM, amanheceu sem acesso à internet, o que interrompeu todos os procedimentos oferecidos no local.

Os usuários que chegaram cedo se queixaram da demora no atendimento. É o caso de Ariane Santana. Segundo a operadora de telemarketing, não foi dado nenhum tipo de previsão para normalização do serviço. “Eu já tenho quase quatro horas aqui esperando. Já perdi meu dia de trabalho e vou ter que esperar para conseguir essa liberação na minha empresa. Para estar aqui, já foi difícil, então não vou poder faltar outro dia. A pessoa chega cedo para ver se consegue o atendimento mais rápido e até uma hora dessas não tem nenhuma previsão. Isso é muito vergonhoso”, desabafou.

De acordo com Ítalo Nunes, coordenador de atendimento do Detran-BA, o motivo da demora relatada por Ariane foi uma tentativa de furto dos cabos de fibra ótica ocorrida na madrugada desta quarta. “Na verdade, fomos surpreendidos hoje cedo, pois todos os nossos computadores estavam sem internet. Em seguida, fizemos contato com a TI, que identificou o problema junto com a empresa fornecedora do serviço. Muito provavelmente, os bandidos achavam que iriam encontrar fio de cobre e desistiram do roubo, no entanto, eles cortaram o cabo e por isso ficamos sem internet”, explicou.

Por volta das 10h, funcionários da empresa que fornece internet para o órgão estavam no local onde ocorreu a tentativa de furto. Segundo o coordenador, a previsão é de que ainda hoje o atendimento seja normalizado. “Todas as pessoas que vieram hoje, pegaram senhas e todas elas terão prioridade total no atendimento assim que seja normalizado o sistema”, disse.

Apesar do problema ocorrido nesta quarta, conforme alguns usuários, a demora no atendimento é frequente no local.  “Cheguei aqui 7h30 e trouxe até o meu almoço para comer aqui, porque eu já previa que iria demorar. Na verdade, isso já virou rotina aqui. Para mim é normal. Eu acho até estranho quando está atendendo rápido”, contou o servidor público Carlos Alberto.

Além da interrupção dos serviços, as pessoas também se queixaram da falta d’água no órgão. Um vídeo gravado por um usuário mostra o banheiro da unidade sujo e sem água. No entanto, segundo Anailton Jesus, coordenador de estruturas do Detran-BA, o abastecimento foi normalizado.

“Nós temos uma demanda semestral para lavagem dos reservatórios e nós fazemos essa lavagem sempre nos finais de semana. No entanto, por uma questão de logística da empresa que presta esse tipo de serviço, só conseguimos fazer o procedimento na segunda-feira, ou seja, ficamos dois dias sem água, segunda e terça, mas o problema já foi resolvido. Inclusive, um carro-pipa fez o abastecimento de água e já está normalizado”, explicou.

Nova sede

O Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai transferir o posto de atendimento ao público da atual sede na Avenida ACM para o Shopping da Bahia. A informação é do diretor-geral do departamento Lúcio Gomes.

Em entrevista à Metrópole FM na manhã desta quarta-feira (7), o gestor informou que as vistorias também serão transferidas para o novo espaço. “Os serviços oferecidos na central de atendimento vão para o Shopping da Bahia a partir de dezembro”, disse.

Facebook Comments