Data de Hoje
26 April 2024

VAI SER QUENTE! Verão começa nesta quinta-feira (21)

O verão começa oficialmente nesta quinta-feira (21), no hemisfério sul, exatamente às 14h28min (horário de Brasília). De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a previsão para a estação amada por tantos baianos é de temperaturas elevadas, céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas fracas em Salvador e na região metropolitana. As temperaturas estão mais altas que o ano passado (que registrou a máxima de 30ºC nos primeiros dias da estação) e devem variar entre mínimas de 22°C e máximas de 33°C.

“Essa elevação das temperaturas já pode ser notada já no final da primavera. E isso é a característica do verão. Também temos dias mais longos e com maior claridade, por conta da maior radiação nesse lado do hemisfério nesse período. Então, o dia amanhece mais cedo e o sol se põe mais tarde. Em outras épocas do ano, temos o pôr-do-sol por volta das 17h30. No verão, o sol se põe depois das 18h”, destaca o meteorologista do Inema, Heráclio Alves.

Isso indica que os baianos terão mais tempo para curtir as praias e aproveitar cada segundo da estação mais quente do ano. Mas, é sempre bom lembrar dos cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, a exemplo do uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente nos horários entre 10h e 16h, quando os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.