Data de Hoje
23 April 2024
Foto: Reprodução

Vai ter greve geral: Movimentos sociais e centrais sindicais anunciam parar dia 10 de maio

Movimentos sociais e centrais sindicais convocaram uma greve geral para o dia 10 de maio. A ação valerá para todo o país e está sendo organizada pela Frente Brasil Popular e Povo sem Medo, movimentos sociais que contam com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

A possibilidade eminente de Michel Temer (PMDB-RJ), vice-presidente, assumir o país, diante da abertura do processo de impeachment que afastará a presidente Dilma Rousseff é uma das razões apontadas pelos sindicalistas para a greve geral.  Conforme Cedro Silva, presidente da CUT na Bahia, a articulação da greve foi discutida em São Paulo e todo o setor industrial do Brasil deve aderir. Segundo ele, a paralisação é pela “defesa da legalidade democrática e contra a retirada de direitos doas trabalhadores”.

Ainda de acordo com Silva, o programa intitulado “Uma ponte para o futuro”, lançado pelo PMDB representa “uma forte ameaça aos trabalhadores”. “Não haverá retrocesso na agenda dos trabalhadores. O programa de Michel Temer é uma ameaça clara e transparente aos direitos trabalhistas, redução de salários e fragilização da relação do trabalhador estão na agenda”, pontuou.  “Nós não hesitaremos em parar o país”, disse Cedro Silva. A data escolhida para a mobilização foi estratégica já que no dia 11 de maio deve acontecer a votação do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, no Senado.

A última greve geral no país foi em 1989, contra a política econômica do Plano Verão instituída no governo de José Sarney. Desemprego, perdas salariais e o aumento sucessivo dos preços motivaram a greve. A mobilização somou 35 milhões de trabalhadores em todo o Brasil.

Para o dia 1º e maio deste ano, dia do trabalhador, estão previstas diversas atividades em todo o país. Nas redes sociais já existe cards com chamadas para a ação no Farol da Barra, local que foi ocupado pelos manifestantes pró-governo no dia da votação do impeachment na Câmara dos Deputados.

002

Confira o texto:

ATENÇÃO TRABALHADORES E TRABALHADORAS

“A elite brasileira quer promover um golpe de estado e sabotar a democracia. O objetivo é rasgar a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] e cortar os direitos trabalhistas como férias e 13º. Pretendem também acabar com os programas sociais como o Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida. Não vamos aceitar!”

No 1º de maio venha protestar contra os ataques às nossas conquistas.

Teremos ato político cultural das 11h às 20h no Farol da Barra

Venha, traga sua família e amigos.

Para a Bahia a programação é a seguinte:

Salvador

Ato político cultural em defesa da democracia, contra o golpe e por direitos, a partir das 11h no Farol da Barra

Ato ecumênico às 11h, depois atrações culturais. As 15h o ato político com previsão de término para 18h.

Itabuna, Eunápolis, Vitoria da Conquista, Paulo Afonso, Camaçari, Vale Jiquiriçá, Valença, Santo Antônio de Jesus também terão manifestações.

Por Tamirys Machado / Bocão News