Data de Hoje
14 May 2021

Valmir é contra lobby e responde colunista na mídia

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) é contra a prática de lobby e responde ao colunista do Yahoo Notícias, Cláudio Tognolli, que publicou texto em seu espaço virtual, afirmando que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, estava sendo atacado por defender o fim do lobby na política. Para o parlamentar petista, em nenhum momento houve ataque, mas sim uma defesa, já que Mendes tentou desconstruir a trajetória política do PT, durante a sessão da quinta-feira (17), que selou o fim de financiamento empresarial de campanhas eleitorais.

“Na verdade, o debate sobre a proibição do financiamento empresarial de campanha se trata do combate à corrupção e do reconhecimento de que empresa não possui caráter de cidadão. A cidadania é inerente ao povo e não em relações de negócio. Empresa visa retorno quando financia algo, ou alguém. Por isso, a decisão final do STF foi acertada e democrática, coerente com a Constituição Federal”, disse o parlamentar petista.

Para Assunção, a prática de lobby tem que ser debatida, mas não era o questionamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) julgada no STF. “Sou contra, por exemplo, que grandes multinacionais do agronegócio interfiram diretamente no debate e nas decisões sobre políticas públicas. Mas isso é um ato além do ato de ‘investimento’ a um parlamentar ao financiar sua campanha. Isso é antidemocrático! Então, quer dizer que o lobby tem que ser feito com dinheiro? É isso? Se só existe essa forma de se fazer lobby, se for só isso, aí é que sou contra mesmo”, aponta.

 

Fonte: Yahoo/ Foto: Divulgação
Facebook Comments