Data de Hoje
17 May 2024
Vereadora Vânia Galvão PT

Vânia Galvão reivindica unidade de saúde no Subúrbio

Moradores de Periperi cobraram mais atenção da Prefeitura de Salvador

Após ouvir reivindicações de moradores do Subúrbio Ferroviário em audiência pública, a líder do PT na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, reivindicou junto ao Município a construção de uma unidade de saúde na região. O encontro ocorreu no sábado (28), na Escola Estadual Nelson Mandela, no bairro de Periperi. Líderes comunitários ressaltaram que já foi solicitado por escrito, à prefeitura, a construção da unidade na antiga feira de Periperi, ou um multicentro, mas a informação que as lideranças têm é de que o prefeito ACM Neto pretende construir uma praça no local.

“Essa é mais uma atitude que mostra a falta de prioridades e de comprometimento com as urgências dos mais pobres desta gestão; os moradores querem serviços básicos e o prefeito quer fazer festa”, avaliou a vereadora.

Outra proposta apresentada pela população foi a edificação de um Posto de Saúde da Família em Colinas de Periperi. Segundo o coordenador do Fórum de Entidades Representativas do Subúrbio Ferroviário (Fersub), Alberto Santos, a implantação dessas duas unidades atenderia a demanda da região. Na ocasião, a senhora Marli Brandão denunciou que “faltam compromissos dos representantes do Conselho Distrital”.

Vânia Galvão destacou a importância das audiências para buscar soluções para as problemáticas sociais e sugeriu debate sobre a situação dos pacientes oncológicos. “Nosso intuito é colaborar para reduzir os transtornos desses pacientes, sei como é difícil essa luta; e sou prova de que é possível vencê-la”, afirmou.

Alberto Santos enfatizou que as comunidades de Periperi, Mirantes de Periperi, Colinas de Periperi, Praia Grande, Nossa Senhora de Fátima, Antônio Teixeira, Manoel Paulo e outras não têm assistência à saúde e não contam com a devida cobertura do PSF. “Por isso temos madrugar em longas filas nas unidades de Paripe, Carlos Gomes e no Hospital Irmã Dulce”.

O coordenador relata que já na implantação da Unidade de Pronto Atendimento de Periperi, há cinco anos, foi acordado que o município iria alugar um imóvel para manter os serviços de consultório especializado do antigo posto Adroaldo Albergaria. “Até o presente momento nada foi feito nessa gestão do Prefeito ACM Neto”, atestou Alberto Santos.

Ascom- CMS