Data de Hoje
20 September 2021
Fotos: Reprodução

Veja as melhores carreiras e oportunidades para momentos de crise

Tecnologia

Coluna-Emprego-1

O setor de tecnologia é uma fonte constante de oportunidades e empregos a muitos anos, pois o volume de novidades e empresas novas que surgem é muito grande, em negócios como Aplicativos para Smartphones, Internet Móvel, serviços de banda larga, Softwares. Nesse setor surge uma novidade a cada semana, são novas empresas que surgem e que irão demandar diversos cargos, desde Diretor e Gerente de TI, até analistas de TI, auxiliares administrativos, e outras oportunidades em diversas áreas como logística, limpeza, segurança e outros serviços terceirizados. Os interessados em trabalhar neste setor, devem além de ter capacitação técnica ter uma aptidão natural para trabalhar com tecnologia pela dinâmica do próprio setor, de estar em mudança e transformações constantes, o interessado não pode ser acomodado e deve ter prazer em aprender o tempo todo.

Saúde

Coluna-Emprego-2

Essa é uma das áreas em que há maior resistência das famílias em cortar custos e o maior acesso a planos de saúde privado, fazem com que este setor sofra menos impacto negativo neste momento de crise, representando 10% do PIB do Brasil e vai continuar a atrair muitos investimentos, portanto irá atrair e reter empregos em 2015, com cargos técnicos em enfermagem, instrumentação, radiografia. Oportunidades para pessoas formadas em enfermagem e medicina, além das áreas de higienização hospitalar. Para pessoas que pretendem ingressar neste setor é muito importante a formação técnica e cursos de especialização, e experiência prévia. Neste setor diferente dos demais existe uma grande oferta de estágio voluntário sem remuneração, porém permite ao candidato a conquista de experiência prévia aumentando as chances de conseguir uma oportunidade de emprego posteriormente.

Educação

Coluna-Emprego-3

Os cortes e problemas com o financiamento estudantil pelo governo através do FIES e PRONATEC, tiveram impacto negativo sobre a rede privada de ensino superior, porém o mercado de trabalho do setor como um todo tem mostrado grande resistência a crise, e continua recebendo investimento de grandes empresas e grupos nacionais e internacionais.

Agronegócio

Coluna-Emprego-4

O setor de agronegócio tem se destacado ao longo dos últimos anos, como um dos principais setores da economia brasileira, apesar das dificuldades atuais, a produção de carne e produtos florestais estão em franco crescimento, pois se beneficiam da alta do dólar e aumento das exportações. Neste setor é muito importante ter um curso técnico para trabalhar com máquinas e equipamentos agrícolas. A remuneração inicial é acima da média do mercado, para este setor os salários inicias podem chegar a R$1.500,00 por mês.

Seguros e setor financeiro

Coluna-Emprego-5

Com grandes empresas brasileiras e estrangeiras atuando a muito tempo no Brasil, este setor tem mais força para enfrentar momentos de crise. Ainda assim já estão com a luz amarela acesa, pois a perda de renda e emprego das famílias, pode aumentar a inadimplência causando grandes prejuízos, apesar disso existe uma demanda estável e consequentemente um mercado de trabalho aquecido e carente de mão de obra qualificada. Um caminho interessante para pessoas que queiram ingressar neste setor, é buscar cursos de qualificação específicos para esta área e buscar experiência em empresas menores do setor, estando prontos para quando surgir oportunidades melhores em grandes empresas.

Além dessas oportunidades de carreiras, é muito importante em momentos de crise, ter sempre em mente que existe a possibilidade de empreender novos negócios, pois em momentos de escassez de oportunidade o melhor caminho pode ser criar a própria oportunidade.

Por Eduardo Fiuza Lobo/ Varela Notícias
Facebook Comments