Data de Hoje
12 April 2021

Veja o video Estudantes são retirados de plenário pela PM em meio a confusão na ALBA

A Polícia Militar foi chamada e tirou os manifestantes à força – uma das estudantes foi jogada no chão e machucou o pé

A sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na tarde desta quarta-feira (9) foi interrompida por conta de uma confusão envolvendo estudantes que protestavam no local, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A Polícia Militar foi chamada e tirou os manifestantes à força – uma das estudantes foi jogada no chão e machucou o pé e precisou sair carregada.

Estudantes, professores e servidores municipais estavam no local para protestar contra o PL 21.624, que cria o Plano Estadual de Auxílio Permanência para os alunos das universidades públicas estaduais. Para os estudantes, este projeto vai dificultar o acesso à assistência estudantil. Antes mesmo do início da votação, houve confusão.

Os estudantes fizeram manifestação do lado de fora do CAB e depois, já dentro da assembleia, invadiram a área do comitê de imprensa, que fica no plenário. Os seguranças da ALBA foram acionados e pediram reforços da PM. Houve correria e muitos manifestantes pulando a mureta que separa o comitê.

Uma estudante que se recusou a deixar o local quase foi pisoteada por policiais. Outro estudante, Davidson Brito, aluno de Ciências Sociais da Uesc, teve a roupa rasgada na confusão. Já Marcela Prest torceu o pé em meio à confusão com policiais e seguranças.  “A estudante (Marcela) foi agredida pelo segurança e puxada para fora da sala. Logo depois, o  policial veio na minha direção com pontapés e socos, tentando me puxar para fora de toda forma”, afirmou Brito

Votação
O projeto de lei que modifica as concessões ao funcionalismo público não será votado hoje, segundo o presidente da ALBA, deputado Marcelo Nilo. A votação estava na ordem do dia e, por isso, vários servidores também estavam no local protestando. O PL 21631/2015 pode alterar uma série de vantagens dos funcionários públicos, como as licença-prêmio.

https://www.youtube.com/watch?v=smYoGRf4lyc&feature=youtu.be

 

 

correio

Facebook Comments