Data de Hoje
29 April 2024
Infecção sindrome de fournier / Foto: Reprodução

VEJA O VÍDEO: Homem tem pênis amputado por infecção aguda

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Síndrome de Fournier não é um tipo de doença que todos estão acostumados e ver esse caso não sendo tão comum, mas que existe e é muito perigosa deixando marcas horríveis, sendo caracterizada por uma infecção aguda dos tecidos moles do períneo necrotizante secundaria sendo os germes.
É frequentemente diagnosticada em pacientes debilitados onde cria espaços potenciais com planos faciais resultando em alastramento rápido da infecção, a maior ocorrência que existem tem como foco patologias ou procedimentos anorretais e urológicos. A maior parte dos casos relatados refere-se a pacientes entre os 20 e 40 anos, porém pode acontecer com todas as idades tanto homem, mulher, crianças, adolescentes e velhos.

SINTOMAS

Há febre e um quadro gravíssimo podendo visualizar taquipnéia, náudea, vômito, alterações, mentais podendo ser causada por falta de higiene por isso que a higiene em todos os sentidos é fundamental. O tratamento clínico e cirúrgico deve ser imediato consistindo o uso de antibióticos de largo espectro cobrindo anaeróbios e gram-negativos (que são os germes)e a cirurgia é indispensável, incluindo também a terapia exigenoterapia hiperbárica e os triglicerídeos de cadeia média como o óleo de girassol. A situação que a pessoa se encontra no durante a doença é transformadora onde esse germe come uma parte da pessoa fazendo buracos, em lugares comuns que afeta nos homens é no pênis e nas mulheres no seio, na polpa da bunda e em ambos no ânus.

TRATAMENTO

O tratamento clássico da Gangrena de Fournier consiste na imediata correção dos distúrbios hidroeletrolíticos, ácido-base e hemodinâmicos, antibioticoterapia de largo espectro e desbridamento cirúrgico de emergência. O objetivo do tratamento cirúrgico é remover todo o tecido necrótico, interromper a progressão do processo infeccioso e minimizar os efeitos tóxicos sistêmicos. A remoção de todo tecido necrótico nem sempre pode ser feita em apenas um procedimento cirúrgico, exigindo em alguns casos, que o paciente seja operado diversas vezes até o controle completo da infecção. A literatura tem demonstrado que, em média, três ou quatro procedimentos são necessários, porém em casos mais avançados este número pode ultrapassar de 15 procedimentos. A extensão da ressecção do tecido necrótico, até alcançar tecido viável, deve nortear o cirurgião como objetivo a ser alcançado durante a realização do ato cirúrgico.

Infecção Sindrome de Fournier/ Foto: Reprodução

Infecção Síndrome de Fournier/ Foto: Reprodução

VEJA O VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=bTPLMCTMdeg

Alguns pacientes irão necessitar procedimentos cirúrgicos complementares ao desbridamento. A colostomia está indicada nas situações que facilitam a contaminação fecal como incontinência anal, destruição esfinctérica pelo processo infeccioso ou perfuração retal. Quando a urina for fator de contaminação está indicada o cateterismo vesical e quando este não é possível, a cistostomia.

Fonte: A saúde do homem