Data de Hoje
19 April 2024
Foto leitor Click Notícias

Veja vídeo: som alto e paredões tiram a paz dos moradores de São Tomé de Paripe

Nossa equipe de reportagem recebeu denúncias relatando que no bairro São Tomé de Paripe, próximo a praia, acontecem diversos paredões de som, os moradores não aguentam mais o desrespeito. De acordo com as informações, os paredões têm início por volta das 18h da noite e se prolongam até as 02 da manhã. Segundo a denúncia, todas as segundas-feiras acontece a “segunda-feira gorda de São Tomé”.

Moradores acionam a Polícia Militar, mas nenhuma providência é tomada. Há uma grande aglomeração de pessoas que se reúnem para dançar, ingerir bebidas alcoólicas e drogas.

Um morador que prefere não ser identificado, com medo de represálias, diz que todos são prejudicados: “Os moradores e comerciantes próximos estão sendo prejudicados. Quem passa pela rua, em dias de semana, não imagina o nosso sofrimento nos finais de semana com os paredões de som. Aqui, São Tomé, é barulho o tempo todo, sempre teve! Não adianta nada denunciar, pois os caras colocam som direto”, explica indignado.

Um outro morador reclama da ‘falta de respeito’ dos frequentadores da ‘festa’. “Se vê de tudo: casais transando, as pessoas ficam urinando em frente aos estabelecimentos comerciais…”, conta. Ele segue nos exemplos ao contar sobre o pós-paredão: “A fedentina encontrada é o resultado da ‘farra’ do final de semana que atrapalha o comércio diário da região. Eles usam drogas, fazem baderna e, todo final de semana, aqui, pega fogo”, finaliza. 

Lei

A lei permite, no máximo, até 70 decibéis (dB), que é a unidade de volume do som, das 7h até as 22h.  Após esse horário, das 22h até as 7h, o permitido são 60 decibéis (dB). A multa para quem descumpre a norma varia entre R$ 813 a R$ 135 mil. As reclamações sobre som alto deve ser feitas para a Sucom, por meio do telefone 156.

Além da multa, quem for pode pegar de 15 dias a até três meses de prisão, pela prática de contravenção penal por desrespeitar o sossego público. Vale lembrar que, se o som for considerado perturbação do sossego público a situação pode virar caso de polícia.

Segundo informações a SEDUR antiga “SUCOM” não “funciona”nos finais de semana, a equipe do Click Notícias irá encaminhar a denúncia para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), ex-Sucom relatando os paredões que tem tirado o sossego dos moradores.

Veja vídeo que um morador mandou para a nossa equipe

Por Mara Silvany / Click Notícias