Data de Hoje
24 June 2021

Verdade ou mito? Saiba o que pode causar queda de cabelo em mulheres

O cabelo é um dos atributos mais importantes para mulheres. Portanto, quando os fios começam a cair, é compreensível que surjam várias teorias sobre os motivos que nem sempre são verdade. De acordo com o médico Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (ciência que estuda os pelos), a principal causa da queda de cabelo nas mulheres está relacionada com problemas hormonais, seguida pelas questões genéticas. “No entanto tenho observado que o número de mulheres com calvície genética vem subindo consideravelmente, por fatores associados como o estresse, depressão e cansaço, que desencadeiam o processo genético”, disse.
 
O cirurgião plástico Carlos Uebel afirma que é necessário prestar atenção às carências nutricionais causadas pelas dietas, pois a deficiência de nutrientes como proteínas, ferro, vitaminas do complexo B e sais minerais também acarretam no enfraquecimento dos fios. “Quem gosta de uma química, precisa ficar atenta também, pois excesso de tintura, progressivas e alisamentos também podem danificar o cabelo”, disse.
 
Conheça abaixo 11 mitos e verdades sobre a queda de cabelos:
1) Lavar o cabelo com água filtrada evita a queda dos fios?
Mito. O uso de água filtrada não causa e nem evita a queda dos fios de cabelo.
 
2) Estresse é um dos causadores da queda de cabelo?
Verdade. Estresse, cansaço, ansiedade e depressão são uns dos principais fatores de queda de cabelo. Estes fatores, inclusive, podem ativar os genes ligados à calvície feminina.
 
3) Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?
Mito. Porém, pessoas que apresentam dermatite seborreica devem evitar a água quente, a qual estimula a produção de oleosidade, de maneira a piorar a doença e acarretar na queda dos fios.
 
4) Dietas radicais têm como consequência a queda de cabelos?
Verdade. A alimentação saudável, rica em nutrientes, é essencial para a saúde dos cabelos. Para não danificar os fios, a dieta deve ser rica em proteínas, vitamina B, ferro e sais minerais.
 
5) Lavar os cabelos todos os dias acelera a queda?
Mito. Os cabelos mais oleosos precisam ser lavados todos os dias para que haja a retirada do sebo produzido pelo couro cabeludo. Porém é importante prestar atenção na quantidade de xampu e creme, que precisa ser pouca, caso contrário a queratina do cabelo é sobrecarregada.
 
6) Dormir de cabelos molhados faz mal à saúde dos fios?
Verdade. Dormir com os fios úmidos e abafados facilita a proliferação de fungos e caspas, que com o tempo levam à queda de cabelo.
 
7) Prender o cabelo pode facilitar a queda de cabelos?
Verdade. Prender o cabelo é ruim em qualquer situação, seja rabo de cavalo, tiara, faixas, bandanas ou apliques. Isto porque cada fio de cabelo é preso por um músculo. Com a tração, o músculo pode ser rompido e o cabelo perdido para sempre.
 
8) Secador de cabelo e chapinha provocam queda de cabelo?
Depende. Se utilizados de forma incorreta, tanto o secador como a chapinha podem danificar o cabelo. No caso do secador, a distância na hora de secar os fios deve ser de pelo menos 30cm. Já a chapinha muito quente quebra e desidrata os fios.
 
9) O uso de boné faz cair o cabelo?
Depende. Usar o boné não seria o fator predominante na queda. Mas como o boné abafa o cabelo e aumenta a seborréia, pode acelerar a queda dos fios.
 
10) Passar condicionador na raiz do cabelo faz mal?
Verdade. Nem tudo que é bom para o cabelo é bom para o couro cabeludo. O condicionador na raiz torna o cabelo mais oleoso e propenso a incidência de caspa e sebo, que em excesso levam a queda dos fios.
 
11) Cabelo que cai nunca mais volta a crescer?
Mito. Já existem tratamentos dermatológicos com resultados significativos para interromper a queda dos cabelos e, até mesmo, cirurgias que fazem com que eles cresçam novamente.
Facebook Comments