Data de Hoje
29 March 2024
Foto reprodução

Vereadora de Salvador propoe meia passagem para alunos de educação tecnológica

Projeto de indicação, protocolado terça-feira (11) na Câmara Municipal de Salvador, prevê a inclusão de alunos dos cursos de educação profissional e tecnológica no sistema de meia passagem estudantil no transporte coletivo de Salvador. Para a autora, vereadora Ana Rita Tavares (PMB), o custo do deslocamento diário inviabiliza a continuidade dos estudos por um contingente expressivo de pessoas: “Assegurar o direito ao transporte significa, necessariamente, implantar programas de gratuidade, geral ou para grupos específicos, e de barateamento de tarifas”.

De acordo com estudo realizado em 2013 pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), 35% da população das metrópoles brasileiras não tem dinheiro para pegar ônibus regularmente. “Embora não existam dados seguros, é plausível supor que, em Salvador, também é elevado o número de pessoas com dificuldade para arcar com a tarifa do transporte coletivo”, completa Ana Rita.

Na justificativa da proposta, a vereadora observa que, em Salvador, o desemprego em fevereiro deste ano alcançou 24,7% da população economicamente ativa, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).