Data de Hoje
26 April 2024
Câmara Municipal de Salvador- Foto arquivo Click Notícias

Vereadores de Salvador tomam posse em 1º de janeiro

Em sessão solene no dia 1º de janeiro, às 14h30, no Plenário Cosme de Farias, os 43 vereadores diplomados pela Justiça Eleitoral serão empossados pela Câmara Municipal de Salvador, iniciando o primeiro período (biênio 2017/18) da 18ª Legislatura. Os trabalhos serão dirigidos pelo vereador Paulo Câmara (PSDB).

Formada a Mesa de Trabalho, o presidente convidará dois vereadores para secretariarem a sessão solene e designará um deles para proceder à chamada nominal de todos os vereadores, por ordem alfabética.

Cada vereador que atender à chamada apresentará o diploma, e o presidente o declarará empossado, observado um compromisso, que será prestado pelo primeiro, e repetido pelos demais, com as palavras “assim prometo”.

“Prometo defender, manter, cumprir, com lealdade, e fazer respeitar as Constituições da República Federativa do Brasil e do Estado da Bahia, as Leis Federais, Estatuais e Municipais, o Regimento desta Câmara e promover tudo quanto em mim couber para a prosperidade deste Município”, diz o compromisso.

Prefeito e vice-prefeito

Após a posse dos 43 vereadores, o presidente da sessão solene designará um dos secretários para proceder à chamada nominal do prefeito e do vice-prefeito diplomados pela Justiça Eleitoral, para prestarem o juramento de posse, nos seguintes termos: “Prometo cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil e do Estado da Bahia, observar as leis, servir com lealdade e dedicação ao povo e promover o bem geral, pelo progresso do Município”.

Mesa Diretora

No dia seguinte (2 de janeiro), às 9h, os vereadores voltam ao Plenário Cosme de Farias, desta vez para eleger a Mesa Diretora do primeiro período da 18ª Legislativa.