Data de Hoje
23 July 2021

Vergonha:Enquanto SP atende usuários de droga em contêiner, Salvador fecha equipamentos

Na madrugada desta sexta-feira (9), quinze pessoas procuraram o atendimento oferecido pela Prefeitura de São Paulo em contêineres na região da Cracolândia. Mas essa parece ser uma realidade ainda distante para Salvador.

 

Por aqui, os equipamentos que davam dignidade aos moradores de rua foram fechados, como mostrou a matéria de capa do Jornal da Metrópole desta semana. De acordo com o Secretário Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, o fechamento dos Pontos de Cidadania aconteceu pois o governo Federal deixou de repassar verba.

 

“Esse é um programa de acordo entre o governo Federal e o Estadual que se iniciou na Copa do Mundo. Na realidade, esse é um programa típico de competência municipal e não estadual, porque é um programa que visa oferecer ao dependente químico uma situação mais digna. Mas, mesmo assim, o governo, através da secretaria, abraçou o projeto. O Governo Federal, agora em maio, decidiu não aportar os recursos para a continuidade do programa e isso nos colocou em uma dificuldade”, criticou.

 

De acordo com o secretário, uma ação semelhante, mas de menor porte, está sendo estudada pelo Estado. “Nós vamos ter que iniciar outro processo de uma outra forma, com recursos estaduais. Se for pelo processo legal, nós vamos ter que fazer uma chamada pública onde as entidades vão apresentar propostas para a continuidade do programa. Evidentemente que, a depender do nosso orçamento, pode ser menos. Mas a gente tem o objetivo de continuar o programa com os mesmos serviços”, disse.

Facebook Comments