Data de Hoje
29 April 2024

Vice-prefeita Ana Paula lidera participação de Salvador na Assembleia ONU-HABITAT e fortalece relação da cidade com continente africano

Evento global reuniu mais de 5 mil pessoas de 130 países

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos liderou a missão de Salvador na Assembleia do ONU-HABITAT em Nairóbi, Quênia. A convite da Diretora Executiva da instituição, Maimunah Sharif, a gestora participou de discussões sobre o desenvolvimento de políticas globais para melhoria de vida das populações nas cidades e também foi convidada pelo Embaixador do Brasil no local e presidente da junta Executiva da Organização, Silvio Albuquerque, para trazer a visão acerca dos desafios ligados a assentamentos humanos e possíveis melhorias que possam agregar ao fórum. Durante o evento, também foi assinado um Memorando de Entendimento com a ONU-HABITAT, estreitando as cooperações e apoio para o desenvolvimento de projetos voltados a urbanização sustentável, capacitação dos funcionários públicos em relação à pauta das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) e inserções em Fóruns internacionais.

classepolitica

O ONU-HABITAT é uma agência da Organização das Nações Unidas responsável pela promoção de políticas e planejamento urbano, oferecendo conhecimento técnico sobre o desenvolvimento urbano sustentável para governos locais, regionais e nacionais. A Assembleia ONU-HABITAT acontece a cada quatro anos reunindo líderes globais, organizações intergovernamentais, sociedade civil, autoridades locais, setor privado, instituições acadêmicas, além de 80 ministros e vice-ministros de diversos países. A Assembleia é o maior encontro sobre tendências e políticas urbanas e nesta edição mais de 5 mil pessoas de 130 países estão participaram do evento, sendo a primeira vez que Salvador participa como delegação oficial. “Uma honra representar Salvador e participar da delegação do Brasil na África, na Assembleia Mundial do ONU-HABITAT. Oportunidade de fomentar as discussões na área de resiliência, ocupação dos espações, participação comunitária, e sobretudo, mostrar para o mundo que a gente busca reconhecer a capacidade de cada cidadão construir uma cidade realmente acessível para os moradores”, disse Ana Paula Matos, que participou do evento como delegada oficial brasileira.

O evento ocorrido na África teve como tema “Um futuro urbano sustentável por meio do multilateralismo inclusivo e eficaz: alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em tempos de crise global”. Dentre os assuntos tratados estão, a ação climática urbana, acesso universal à moradia econômica, recuperação de crises urbanas, localização das ODSs e finanças locais. Também participou e articulou as agendas, o chefe do Escritório de Cooperação Internacional de Salvador, João Victor Queiroz e a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo.

Ainda na perspectiva de fortalecer Salvador nas agendas internacionais e discussões sobre gênero, a vice-prefeita integrou à Mesa de Mulheres Líderes Globais para a pauta sustentável, no Fórum Waves of Change, em Biarritz. “Compartilhamos experiências e perspectivas sobre a liderança feminina em diversos setores, continentes e gerações, debatendo os desafios enfrentados sob a perspectiva da mulher”, pontuou a gestora. A secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, destacou a importância das discussões de gênero visando um mundo mais igualitário. “Discutimos as crises globais, focadas também na questão de gênero e o futuro da juventude, onde pude conhecer uma série de projetos e programas para a melhoria da vida dessas pessoas, além de buscar soluções para garantir o acesso de todos à habitação segura e acessível, com maior equidade e desenvolvimento sustentável”.