Data de Hoje
26 April 2024
Saiba como se livrar de um Furúnculo/ Foto: Reprodução

VÍDEO CENAS FORTES: Homem com furúnculo do tamanho de uma laranja, veja

Saiba como identificar e tratar o furúnculo

Furúnculo é uma infecção de pele, em geral causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que acomete o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo ao redor. Sua principal característica é a formação de um abscesso, ou seja, de um nódulo avermelhado, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus. O tamanho varia segundo a profundidade dos tecidos infectados.

A lesão surge especialmente nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito, ou a substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos. Face, pescoço, axilas, coxas e nádegas são as áreas mais vulneráveis.

Em geral, a evolução do quadro é benigna, mas podem ocorrer complicações, especialmente quando eles são manipulados sem o devido cuidado. São elas:

download

Furúnculo/ Foto: Reprodução

  1. a) quando a lesão se manifesta ao redor do nariz ou do ouvido, porque essa região é irrigada por vasos que se comunicam com os do cérebro;
  1. b) quando a bactéria se dissemina pela corrente sanguinea e pode atingir órgãos como ossos e coração;
  1. c) quando a bactéria presente no pus eliminado atinge folículos pilossebáceos à distância e provoca o aparecimento de múltiplas lesões típicas da furunculose;
  1. d) quando a contaminação ocorre sob a pele e os abscessos se desenvolvem em folículos pilosos vizinhos, formando um bloco único e profundo com vários pontos de pus. Esse tipo de lesão localiza-se geralmente na nuca e recebe o nome especial de carbúnculo.
Furúnculo sendo expelido/ Foto: Reprodução

Furúnculo sendo expelido/ Foto: Reprodução

furúnculo é contagioso, pois a bactéria pode ser transmitida através do contato com o pus ou pelo ar, podendo se instalar nas narinas. Por isso, é muito importante que as pessoas que vivem com o paciente apliquem no nariz várias vezes ao dia um creme antibiótico prescrito pelo dermatologista e que o indivíduo adote alguns cuidados de higiene, como lavar as mãos depois de mexer no furúnculo ou não compartilhar lenços, lençóis, roupa ou toalhas, por exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=s_jwNH-ymAA

Como tratar um furúnculo

O tratamento para o furúnculo consiste em tomar banho todos os dias com água e sabão ou com um sabão antisséptico, de preferência indicado pelo dermatologista, e em aplicar compressas de água morna na região, que ajudam a retirar o pus, esperando que ele saia sozinho. Quando a pele ficar muito fina e começar a vazar o pus, deve-se continuar aplicando a compressa morna de forma a manter a região bem limpa e prevenir o contágio.

Não é recomendado tentar espremer ou estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros locais da pele.

As pomadas de Ictiol ou a Furacin, por exemplo, também podem ser usadas para tratar o furúnculo, pois ajudam a expelir o pus, no entanto, o seu uso só deve ser feito sob orientação médica. Saiba como tratar esta infecção com pomada para furúnculo.

Quando consultar o dermatologista

O indivíduo deve consultar o dermatologista quando:

  • O furúnculo não curar no máximo em duas semanas com o tratamento;
  • O furúnculo reaparecer;
  • O furúnculo ficar mais vermelho, inchado e com mais pus;
  • O indivíduo tiver febre ou muitas dores no furúnculo.

Nestes casos, o dermatologista deverá drenar o pus do furúnculo cirurgicamente e indicar qual o melhor tratamento. ​​

Como evitar que o furúnculo volte

A prevenção de um outro furúnculo pode ser feita através da adoção de cuidados de higiene, como:

  • Lavar as mãos depois de mexer no furúnculo;
  • Não compartilhar roupa, lenços, lençóis ou toalhas;
  • Lavar com água fervente a roupa, toalhas, lençóis e todos os materiais que entrarem em contato com a região da pele com o furúnculo;
  • Lavar com água e sabão o furúnculo depois de ele estourar sozinho;
  • Trocar as compressas e colocá-las num lixo próprio.

Além disso, as pessoas que viverem com o paciente devem colocar no nariz várias vezes por dia um creme antibiótico indicado pelo dermatologista, pois a bactéria causadora do furúnculo é transmitida pelo ar e pode-se fixar nas narinas.

Fonte: Dráuzio Varella e Tua saúde