Data de Hoje
1 March 2021

VÍDEO: Manifestantes derrubam estátua de traficante de escravos em cidade na Inglaterra

A estátua do comerciante de escravos Edward Colson, na cidade de Bristol, na Inglaterra, foi derrubada por manifestantes durante ato antirracista, neste domingo (7/6). Após a queda, algumas pessoas colocaram o joelho sobre o monumento, em referência ao assassinato de George Floyd, símbolo da motivação dos protestos. Em seguida, a estátua foi jogada no Rio Avon, que corta a cidade.

Uma petição com 11 mil assinaturas já havia sido feito para pedir a retirada da estátua de bronze, erguida em 1895. Muitos cidadãos não entendiam a homenagem a Colson, que fez fortuna no final do século 17 em cima do tráfico de africanos. Estima-se que ele tenha transportado 84 mil homens, mulheres e crianças negociados como escravos na África ocidental, dos quais 19 mil morreram na jornada para o Caribe e para as Américas.

VEJA VÍDEO:

salms@salmassalim

Absolute scenes today!!!!! Big up bristol, the statue of Edward Colston just got taken down in the BLM protest!!! #BlackLivesMatter

7.161

Informações e privacidade no Twitter Ads
2.549 pessoas estão falando sobre isso

 

MANIFESTAÇÕES

Os protestos antirracismo vêm ocorrendo pelo mundo desde a morte de George Floyd, cidadão negro assassinado, por asfixia, por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos, no último 25 de maio, em plena luz do dia. A situação foi filmada, divulgada e causou revolta em todo o planeta. Manifestações acontecem hoje, inclusive, no Brasil.

Facebook Comments