Data de Hoje
18 April 2024

Vídeo mostra que advogado baleado por deputado manteve versão em depoimento

Congresso em Foco teve acesso em primeira mão ao vídeo do primeiro depoimento prestado à polícia pelo advogado Helvidio Nunes Neto, vítima de um tiro disparado pelo deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL-RJ). Ainda no hospital, Helvidio relatou o ocorrido, com uma versão bem semelhante à relatada ao site no dia 17 de julho.

No depoimento, a vítima afirma que Knoploch entrou no bar Noah, na Asa Sul, em Brasília, acompanhado de mais dois deputados do PSL do Rio de Janeiro. Para entrar, segundo o advogado, o grupo ameaçou chamar a fiscalização. No local estava acontecendo uma festa clandestina e, de acordo com a vítima, os deputados começaram a mexer com as mulheres que estavam no ambiente. Isso foi o estopim para iniciar uma briga. Já no lado de fora, Helvidio avistou Knoploch e por confundi-lo com outro deputado, desferiu um soco no parlamentar carioca, que caiu e atirou contra ele.

Advogado de defesa do deputado Alexandre Knoploch, Claudio Castro Mattos, afirmou ao Congresso em Foco no dia 17 de julho, que a primeira versão dada pela vítima e sua namorada para a polícia não era a mesma que estava sendo divulgada. Porém, como é possível constatar no vídeo, o que muda na versão do primeiro depoimento, é que a vítima fala em três tiros disparados contra ele. Porém, para a reportagem Helvidio assumiu que foi um equívoco.

A namorada da vítima, por sua vez, contou uma versão diferente no primeiro depoimento para a polícia. “Ela afirmou à polícia que eles estariam passando, de Uber, quando supostamente avistaram um casal discutindo na rua e ele teria parado para intervir e, ao descer do carro, teria sido atingido por um tiro”, contou Cláudio para a reportagem.

Helvidio assume que ela teria dado uma versão diferente dos fatos, mas que isso teria ocorrido por pressão de um amigo do dono do bar, que pediu para não envolverem o estabelecimento na confusão.

Processo por calúnia

A vítima do tiro está sendo processada por calúnia e difamação pelo deputado Knoploch, por ter afirmado ao site, que o político carioca tentou convence-lo a mudar de versão após pagamento da primeira parcela de um acordo extrajudicial. O parlamentar está processando o advogado pelas “afirmações caluniosas feitas por ele à imprensa recentemente”.

Knoploch foi procurado por Helvidio no dia seguinte ao ocorrido. Segundo o político,  na ocasião, o advogado pediu ajuda para pagar despesas médicas e fisioterapia. “Foi quando Knoploch respondeu que ajudaria dentro daquilo que pudesse, mas que agiu em legítima defesa porque havia sido agredido covardemente pelas costas”, diz material divulgado pela assessoria de imprensa do deputado.