Data de Hoje
29 March 2024
Foto: Reprodução

Você sabe a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?

Enxerga de longe, mas não enxerga de perto. Não enxerga de longe, nem de perto. Afinal de contas, o que esses problemas de visão têm em comum e quais suas principais diferenças? Para acabar de vez com as dúvidas, o Blog da Visão explica tudo com detalhes!

A diferença entre esses três problemas que atrapalham a visão está no lugar do olho em que os raios de luz convergem para formar a imagem.

Em uma pessoa normal, os raios de luz passam pela córnea, que é a primeira lente do nosso olho, e quando chegam à outra lente, a retina, eles convergem – ou seja, se juntam em um mesmo ponto para formar a imagem.

Como você já deve estar adivinhando, esse processo não funciona direito com quem tem miopia ou hipermetropia. Os primeiros enxergam mal de longe, enquanto os hipermetropes sofrem para ver de perto.

Quem tem astigmatismo não vê direito nem coisas próximas nem afastadas. Isso ocorre porque as linhas horizontais ou verticais que constituem uma imagem não se formam no lugar certo.

Se uma pessoa com astigmatismo tentar ver uma cruz, por exemplo, a linha vertical pode ficar bem em cima da retina, mas a horizontal se formará antes ou depois dela. O resultado é uma visão embaralhada.

Para consertar cada um dos três defeitos, a chave é fazer os raios de luz convergirem no lugar certo, sobre a retina. Dá para fazer isso usando óculos e lentes de contato ou modificando a curvatura da córnea com uma cirurgia corretiva.

O que é o grau? Valor indica até onde se enxerga bem – Popularmente, chama-se de “grau” o poder de óculos e lentes de mudar o ponto de convergência dos raios de luz. Para os míopes, a conta é simples: grau = 1 / d, onde “d” é a distância em metros até onde a pessoa tem visão nítida. Alguém que só enxerga bem até 0,5 metro, por exemplo, precisa usar óculos de dois graus (1 / 0,5 = 2). Para a hipermetropia e o astigmatismo, o grau depende da capacidade do olho de se ajustar ao problema ou do plano que se enxerga com mais nitidez.

Qual a correção para cada tipo de problema da visão?

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por Cuidado com o glaucoma