Data de Hoje
17 April 2024

Votação para escolha de fardamento escolar na rede municipal prossegue até dia 28

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

O processo de votação para escolha do fardamento escolar que será distribuído em todas as escolas da rede de ensino de Salvador, no ano letivo de 2024, prossegue até a próxima sexta-feira (28). A iniciativa ocorre em todas as 422 unidades da capital baiana e é voltada para toda a comunidade escolar.

 

Há quatro modelos de uniformes disponíveis para votação, cujas camisas têm estampas de listras vertical ou horizontal. O acesso à enquete é exclusivo dos gestores através de um link disponibilizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), mas o procedimento também pode ter participação de professores, alunos e respectivos responsáveis.

 

“O fardamento é uma parte importante da vida escolar. Este ano, durante as escutas junto aos gestores, foi sugerida a possibilidade de compartilhar com a rede a definição do leiaute dos uniformes, pleito mais do que justo. A escolha do fardamento gera engajamento, sentimento de pertencimento, o que é muito valioso para o clima na escola. Espero que novas ideias surjam para seguirmos aprimorando essa iniciativa”, explicou o titular da Smed, Thiago Dantas.

 

O modelo de camisas das escolas municipais atual é utilizado desde 2015 e, pela primeira vez, a decisão do uniforme será de responsabilidade da comunidade escolar. Uma das unidades a realizar o processo, a Escola Nossa Senhora dos Anjos, em Brotas, contabilizou mais de 160 votos nos últimos dois dias.

 

Mãe de dois alunos matriculados no local, a dona de casa Maria Cíntia Mendes, 33 anos, conferiu de perto a iniciativa e elogiou a parceria entre família e escola. “Achei interessante esse processo porque são os alunos que vão usar o fardamento. Então, nada melhor do que eles mesmo opinarem. Meus filhos ficaram muito empolgados”, relatou.

 

O pequeno Pedro Levi Santos, 8 anos, foi um dos estudantes a colaborar com a escolha. “É uma votação divertida. primeira vez que faço isso. Quero a camisa que se parece com minha farda que uso hoje, pois gosto muito dela”, opinou.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Thiago Souza/Secom PMS

21/07/2023