Data de Hoje
24 April 2024
Rui Costa (Governador da Bahia) e Dilma Rousseff (presidente afastada) / Foto: Reprodução

Votos de senadores baianos contra o impeachment de Dilma fortalecem Rui Costa

O afastamento da presidente Dilma Rousseff não foi positivo para o PT, o resultado do julgamento do processo de impeachment foi de 59 votos a 21, os senadores decidiram aprovar o relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) que julga procedente a denúncia contra Dilma de crime de responsabilidade fiscal. Mas nos bastidores, o prefeito Rui Costa saiu fortalecido.

Os três representantes baianos no plenário votaram contra o impeachment. Presidente do PSB no estado, a senadora Lídice da Mata já havia indicado que iria a favor de Dilma durante o processo. Na abertura dos trabalhos, Lídice chegou a rebater o senador tucano Cassio Lima, que usou as expressões ‘Lulista’ e ‘Dilmista’ para se referir aos parlamentares da oposição durante o seu discurso.

“Para que possamos ter uma sessão mais tranquila e a mais correta possível, acho que poderíamos fazer um apelo para que não iniciássemos os debates na adjetivação. Quando se trata de senadores que são pró-impeachment, são senadores normais. Quando se trata de senadores que são contra o impeachment, somos caracterizados ou como petistas ou como dilmistas. Eu não sou nem uma coisa, nem outra. Mas não vou ficar calada toda vez que essa expressão for utilizada, se não, vamos começar estimulando um acirramento dos ânimos, o que não é adequado para uma sessão desta natureza”, disse ela.

As principais incertezas da legenda estavam por conta de Otto Alencar (PSD) e Roberto Muniz (PP). Nos últimos dias, parlamentares petistas se reuniram com senadores para garantir que não houvesse mais dissidência entre os aliados.

Em entrevista, Rui Costa chegou a afirmar que não acredita em uma possível mudança de lado de Otto, e que não estava preocupado na aproximação do parlamentar com o presidente interino, Michel Temer.

Por Click Notícias