Data de Hoje
29 March 2024
Sistema perderam suporte ao WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

WhatsApp ganha integração com Instagram e mais sete modificações

Passado o primeiro mês do ano, o WhatsApp mostrou que ainda tem bastantes recursos que merecem atualização. O mensageiro trouxe sete modificações que melhoram o desempenho e também facilitam a vida do usuário. Entre as novidades está a possibilidade de fazer uma busca por GIFs (aquelas figurinhas animadas), enviar até 30 fotos de uma só vez e escrever mensagens offline.

No entanto, algumas dessas mudanças não estão disponíveis para todos os sistemas operacionais. Para que você aproveite ao máximo todas as funções que o WhatsApp oferece para o seu celular com Android, iPhone (iOS) ou Windows Phone, reunimos tudo o que mudou no mensageiro em janeiro de 2017.

1) Perda de suporte a celulares antigos

Os sistemas Android 2.1 e 2.2, Windows Phone 7, iPhone 3GS e iOS 6 perderam o suporte do WhatsApp. Além disso, os sistemas BlackBerry OS, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 estão programados para perderem o suporte até o dia 30 de junho de 2017.

Os celulares que rodam esses sistemas não poderão baixar o aplicativo e nem fazer atualizações. No entanto, ainda não há informações sobre a possibilidade de esses smartphones continuarem rodando o app – caso os usuários tenham feito o download antes do fim de suporte.

Sistema perderam suporte ao WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

2) Busca interna por GIFs

Os usuários do WhatsApp Beta, versão de testes disponível para quem tem Android, agora podem pesquisar GIFs por meio do buscador Giphy. Para essa função, o mensageiro adicionou um botão específico, dentro do próprio app. A atualização permite encontrar um catálogo com diversos GIFs animados e divertidos, sem sair do mensageiro, e não usar somente o que fica disponível nos arquivos do celular.

Agora também é possível enviar GIFs pelo Android (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Essa mudança já foi feita no iPhone (iOS), e deve chegar em breve à versão oficial do WhatsApp para Android. Veja no vídeo a seguir como enviar GIFs pelo WhatsApp.

3) Primeira atualização do ano para WhatsApp Web

O WhatsApp Web também foi atualizado. Agora, a interface do mensageiro ocupa uma parte maior da tela nos navegadores Chrome, Firefox, Opera, Safari e Microsoft Edge. Além disso, o WhatsApp no PC também ganhou a busca por GIFs e permite que usuários mandem a mesma mídia (como foto ou vídeo) para diversos contatos.

Agora é possível enviar GIFs pelo WhatsApp Web (Foto: Reprodução/Camila Peres)

 

4) Envio de até 30 fotos

Precisa enviar várias fotos de uma viagem para seus amigos? Com a atualização do WhatsApp para iPhone e da versão Beta para Android, o app ganhou suporte ao envio de até 30 imagens. Dessa forma, você pode selecionar todo esse conteúdo de uma só vez, e enviá-lo para quem desejar.

Agora é possível enviar até 30 fotos no WhatsApp pelo iPhone (Foto: Reprodução/Camila Peres)

 

5) Escrever mensagens sem internet, para a alegria dos donos de iOS

Os usuários do iPhone (iOS) agora podem escrever mensagens para outras pessoas mesmo que o celular não esteja conectado à internet. Antes dessa atualização, não era possível apertar o botão de enviar a mensagem (ele é um botão redondo e azul, com uma seta branca dentro). A funcionalidade já existia no sistema do Google.

Para usar o recurso, basta escrever o texto e clicar no envio da mensagem. Ela ficará numa espécie de caixa de saída – assim como um email – caso você não esteja conectado à internet. Quando o aparelho voltar a ter alguma conexão (4G, 3G ou Wi-Fi), o recado será enviado.

 

Usuários do iPhone podem enviar mensagens mesmo sem internet (Foto: Reprodução/Camila Peres)

6) Limpar dados de armazenamento de uma conversa

Entre as novidades de janeiro do WhastApp para iPhone (iOS), está a possibilidade de apagar todas as mídias de uma só vez, incluindo fotos, vídeos, GIFs e áudios. Para usar a função, vá em “Ajustes” » “Uso de Dados e Armazenamento” » “Uso de Armazenamento”. Em seguida, escolha o contato ou grupo, toque em “limpar” e selecione o que deseja apagar. Para confirmar, toque novamente em “limpar”.

 

Apague todo conteúdo de uma conversa com apenas alguns cliques (Foto: Reprodução/Camila Peres)

7) Integração com Instagram

Os usuários do Android já podem aproveitar a integração do Instagram com o WhatsApp. Agora, é possível compartilhar um conteúdo público da rede social com algum contato do mensageiro. A novidade ainda não chegou para os sistemas da Apple e Microsoft.

Usuários do Android podem compartilhar conteúdo do Instagram direto no WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Por techtudo