Data de Hoje
19 April 2024
Vereadora Aladilce Souza- Foto Bruna Borges Click Notícias

“Vamos levar o caso ao Ministério Público Federal”, diz Aladilce sobre desvio de 75 milhões da saúde municipal

Em entrevista exclusiva ao Click Notícias, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) falou na manhã desta segunda-feira (01) sobre o escândalo do esquema criminoso de desvios de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Polícia Federal investiga pela Operação Copérnico, o Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCB), instituo que administra as UPA’s: San Martin, Periperi e São Cristóvão, por desviar cerca de R$ 75 milhões. O instituto se relacionava com ao menos 15 empresas verdadeiras e fantasmas, todas registradas em nome de laranjas.

Segundo informações todos os laranjas, cerca de 17 pessoas, eram beneficiários do Bolsa Família, de baixa renda e escolaridade.

LEIA MAIS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES:

MORADORES DO SUBÚRBIO PROMETEM MANIFESTAÇÃO PARA PEDIR AFASTAMENTO DO INSTITUTO MÉDICO DE CARDIOLOGIA DA BAHIA
MORADORES FARÃO UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO SEGUNDA FEIRA(1) PEDINDO O AFASTAMENTO DO IMCB DAS UPAS MUNICIPAIS
MORADORES DO SUBÚRBIO SE MANIFESTAM PEDINDO A RETIRADA DO IMCB QUE DESVIOU 75 MILHÕES DAS UPAS MUNICIPAIS
TRINDADE RESPONSABILIZA ACM NETO POR DESVIO DE R$ 75 MILHÕES DA SAÚDE MUNICIPAL

Os vereadores da oposição têm se manifestado para que seja esclarecido todo esse esquema criminoso.

Hoje foi a vez da vereadora Aladilce falar sobre o polêmico assunto envolvendo o dinheiro público destinado a uma área tão afetada como a saúde.

A entrevista

Click Notícias: Qual seu parecer sobre esse escândalo?

Aladilce Souza: É um escândalo, é um absurdo. Isso acontece porque a prefeitura optou por terceirizar as instituições de saúde, isso é transferir dinheiro para empresas. Nós temos diversas experiências mal sucedidas com desvios. Salvador já foi lesada no Real contrato da Sociedade Espanhola, alguns anos atrás, e foram muitos milhões, e agora esse escândalo.

No mês de setembro e outubro de 2015 nós tomamos conhecimento que o Instituto de Cardiologia da Bahia havia praticado fraudes em algumas cidades do interior, me lembro que Simões filho foi uma delas. Me chamou atenção que Salvador estava fechando contrato com uma empresa assim, então nós enviamos uma correspondência para o secretário José Antonio Rodrigues Alves e procuramos saber do mesmo porque Salvador estava fechando contrato com essa empresa, se havia regularidade, pois já havia denúncia. Em resposta, o secretário atestou a idoneidade da empresa e que estava tudo bem. Ele mandou documentos para meu gabinete e nós encaminhamos uma representação para o Ministério Público do Estado, onde tem um procedimento no mês de fevereiro, no dia 01 deste ano, com a promotora Patrícia Medrado.

Espero que tudo seja esclarecido e que o recurso volte, porque acaba que as pessoas são presas, mas o prejuízo fica. Precisamos repor. Nós iremos acompanhar especialmente a área da saúde que é tão carente e precária, os pacientes chegam precisando de atendimento e não encontra o básico. Deveria ser reconhecido como crime hediondo esse tipo de crime em relação ao serviço público de saúde.

Click Notícias: O presidente do Conselho Municipal de saúde já havia denunciado a falta de transparência na gestão da área. Por que demorou tanto tempo para a população ter conhecimento?

Aladilce Souza:  Eu acho que há uma certa blindagem nesses processos para não macular a imagem do gestor da prefeitura e da secretaria, mas nós precisamos ter transparência. É uma questão pública, pois o recurso é público.

Quero até parabenizar o Click Notícias por noticiar e esclarecer à população o serviço público. E não podemos permitir que a máquina pública beneficie as empresas, que muitas das  vezes são de amigos, parentes de gestores. Então, estas coisas precisam da mais alta transparência, e nós vamos cobrar isso. É preciso dar conhecimento a opinião pública e cobrar, punir quem fez, devolver para os cofres públicos.

Click Notícias: Como a Câmara Municipal irá intervir?

Adadilce Souza: Essa questão da saúde eu considero um descalabro em Salvador. Ainda que o prefeito inaugure uma outra UPA ou Centro de saúde, o acesso das pessoas não é garantido. Você chega em todos os serviços e as queixas são as mesmas. É preciso que a população reaja realmente sobre a assistência da saúde em Salvador.

O que nós temos é muita propaganda que o prefeito requalifica uma praça ou outra, mas a política social é o que sustenta a vida das pessoas: a área de saúde, assistência social, educação, creche. Essas áreas são fragilizadas e o prefeito não deu resposta para essas questões.

Nós [vereadores] já fizemos uma representação ao Ministério Público. Vamos levar o caso ao Ministério Público Federal porque o recurso das UPAs é federal.

Click Notícias: A vereadora acredita no envolvimento da prefeitura neste esquema?

Aladilce Souza: Eu acho que é muito estranho que uma coisa desta proporção aconteça, essas empresas passem por um processo de licitação e não haja nenhuma desconfiança. Acho que precisa ser esclarecido. Quando você vai contratar um serviço de milhões, é preciso saber quem está contatando. Então, será que a procuradoria não viu? O secretário não viu, não se interessou com quem estava lidando, a experiência da empresa? Está tudo nebuloso, precisamos investigar.

Eu não posso afirmar se há uma ligação destas empresas e empresários com gestores, mas é preciso ir a fundo para que a população fique sabendo em que mão está a gestão da prefeitura de Salvador e, em especial, a secretaria de saúde.

A vereadora Aladilce publicou em sua fan page oficial este vídeo:

Por Mara Silvany /Click Notícias